top of page
Buscar

Seguro viagem - o que é e para que serve

É muito importante a contratação de um seguro viagem para evitar conflitos e imprevistos longe de casa.  Cada destino, pessoa e estilo de viagem demandam cuidados diferentes e na maioria das vezes ao planejar suas férias, muitas pessoas não pensam nos problemas que podem acontecer durante a viagem, assim, o seguro é uma medida de prevenção que irá diminuir os transtornos e stress causados por eventos como o extravio de bagagem, contração de alguma doença, acidentes entre outros riscos ao qual ficamos expostos enquanto viajamos. Quando algo assim acontece, principalmente fora do país de origem, quem arca com todos os custos é o próprio turista, já com o seguro viagem contratado não há necessidade para se preocupar.


Em muitos países, o seguro viagem é obrigatório, como em alguns países da Europa, devido ao tratado de Schengen, onde o turista deve ter um seguro-viagem com cobertura mínima de 30 mil euros. 27 países fazem parte desse tratado, são eles: Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Itália, Irlanda, Islândia, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Noruega, Polônia, Portugal, Reino Unido, República Tcheca, Romênia, Suécia e Suíça.


Também é obrigatório o seguro para viagens destinadas à Cuba com cobertura mínima de U$ 10.000,00 para assistência médica e para a Venezuela com cobertura mínima de U$ 40.000,00 para assistência médica, repatriação médica e funerária.  O governo australiano também exige que estudantes de intercâmbio tenham o seguro saúde Overseas Students Health Cover (OSHC).


Os preços do seguro variam de acordo com as coberturas contratadas e o número de dias da viagem. Quanto mais caro for o seguro, maior serão os valores de cobertura. É importante ressaltar que a diferença de um plano baixo para um plano superior é de poucos reais, por isso se deve estudar, muito bem o destino e o estilo da viagem, para escolher o seguro com a cobertura mais adequada.


É muito importante também que em caso de problemas ou emergências, que a primeira providência seja entrar em contato com a central 24 horas da seguradora contratada, assim o passageiro será encaminhado rapidamente para o atendimento mais adequado à sua necessidade. A central também fará o possível para que o passageiro não tenha nenhum gasto pessoal, fazendo as negociações de acordo com cada plano.

Os seguros estão melhorando a cada ano, principalmente com a nova resolução 315 da Susep, onde o seguro deixa de ser basicamente de acidentes pessoais (cobertura de morte e invalidez permanente por acidente) e passa a oferecer necessariamente novas coberturas obrigatórias, com mais benefícios e segurança para o consumidor.  


A Resolução CNSP 315, lista também proteções facultativas do seguro viagem:  

 
 
 

Comentários


bottom of page