Quanto tempo antes do voo preciso chegar ao aeroporto?
- roberto paixao
- há 6 dias
- 5 min de leitura

Dicas de embarque
Com quanto tempo de antecedência você deve chegar ao aeroporto antes de um voo?
A maioria das companhias aéreas pede que o passageiro chegue ao aeroporto 2 horas antes do horário marcado para o voo doméstico e 3 horas se a viagem for internacional. Mas este tempo é necessário? Posso chegar mais perto do horário do voo? Vamos te ajudar a ganhar tempo. Veja abaixo algumas dicas de como ficar menor tempo possível no aeroporto antes do embarque.
Antes de ver as dicas e colocá-las em prática é importante considerar outros fatores para não arriscar perder o voo. Há várias variáveis que devem sempre ser levadas em conta quando saímos de casa para uma viagem de avião, a principal delas é o trânsito até o aeroporto. Isto sempre deve ser analisado, os aplicativos de tráfego, como Google Maps e Waze são ótimas ferramentas para te ajudar, mas sempre deixe tempo extra para o caso de algum imprevisto, especialmente ao decolar de grandes cidades.
Ao chegar ao aeroporto também há outros itens que podem variar e te atrasar, como: checagem dos documentos obrigatório para viajar devido à pandemia, filas nos controles de raio-x e passaporte, alteração de portão de embarque, entre outros imprevistos. Fique sempre atento e trabalhe com uma margem de segurança, caso contrário você corre risco de não embarcar.
O QUE É CHECK-IN?
Para quem é viajante de primeira viagem ou ainda não conhece esse procedimento, é preciso entender o que é check-in. Este passo é fundamental para você poder viajar. Afinal, a passagem de avião por si só não dá direito ao embarque. Todos os passageiros devem ter um cartão de embarque, que é gerado exatamente durante o check-in. Há dois jeitos de fazer:
1. No aeroporto: por meio do tradicional balcão de check-in da companhia aérea ou o totem de autoatendimento. As duas opções são de fácil localização. Mas se precisar de ajuda, você pode procurar o balcão de informação
2. Eletrônico ou online: através do site ou aplicativo da empresa aérea
As companhias aéreas têm regras diferentes quanto ao período em que disponibilizam o check-in eletrônico. Confira aqui.
Portanto, o que é check-in? Nada mais é do que o processo realizado antes do voo para conseguir o seu cartão de embarque.
COMO FAZER CHECK-IN NO AEROPORTO
Se você optar pelo processo no aeroporto, é preciso chegar ao local com uma boa antecedência. O tempo mínimo é de 1h30 para voos nacionais e 3h para voos internacionais. Assim, você garante que, após o check-in, terá tempo suficiente para passar pela inspeção de segurança e chegar ao portão de embarque.
Mas como fazer check-in no aeroporto? Nesse caso, é necessário pegar o cartão de embarque no balcão da companhia. Para isso, você vai precisar apresentar um documento de identificação civil, com fé pública e validade em todo o território brasileiro. Além do código de reserva do voo ou o número do bilhete.
Durante o check-in, esses dados são inseridos no cartão de embarque. Algumas empresas aéreas liberam a escolha do assento na hora do check-in ou um pouco antes dele. Isso depende da sua tarifa e pode acarretar ou não uma taxa extra de serviço. Leia aqui sobre as regras de marcação de assento.
Depois de gerar o cartão, é preciso pesar e, se necessário, despachar a bagagem. No entanto, caso o check-in já tenha sido realizado, basta se apresentar no balcão da companhia para os trâmites de bagagem. Saiba as regras para levar bagagem de mão aqui e como despachar a sua bagagem.
CHEGADA AO AEROPORTO
Para não correr riscos de perder o prazo do check-in e do seu voo, programe-se para chegar cedo. Por isso, confira com antecedência qual a melhor forma de transporte para chegar ao aeroporto e quanto tempo você levará para chegar lá. Vale lembrar que muitos aeroportos ficam longe do centro das cidades.
Para calcular adequadamente o tempo de deslocamento até o aeroporto, lembre-se: é comum haver congestionamentos em época de feriados, férias e em horários de pico. É sempre melhor se prevenir.
TOTEM DE AUTO-ATENDIMENTO
Além do balcão da companhia, você também pode descobrir como fazer check-in no aeroporto usando os totens de autoatendimento. Eles servem para agilizar o processo, já que você não precisa se dirigir ao balcão. Os totens ficam próximos aos balcões das empresas, mas, se não encontrá-los, converse com os funcionários.
Através dos equipamentos, você pode facilmente inserir seus dados, escolher o assento e gerar o cartão de embarque.
CHECK-IN ELETRÔNICO OU ONLINE
No entanto, você não tem só a opção do check-in no aeroporto. Uma boa alternativa para evitar filas e conseguir bons assentos nos voos, caso sua tarifa permita — leia mais sobre as regras de marcação de assento —, é fazer o check-in por conta própria e com antecedência. Esse método é feito por meio dos sites ou aplicativos para celular das companhias aéreas.
Se o passageiro tiver bagagem para despachar, poderá fazer isso numa fila específica, que costuma ser mais rápida que as demais. Se não tiver, poderá seguir direto para a sala de embarque.
COMO FAZER CHECK-IN ONLINE
O processo pela internet ou pelos aplicativos de celular é bem intuitivo. Porém, se você tem dúvida sobre como fazer check-in online, veja esses passos:
O check-in virtual é liberado entre dois dias e uma semana antes da data do voo. Esse prazo depende da companhia aérea — confira aqui as regras de cada uma delas;
Acesse o site ou baixe no celular o aplicativo da companhia aérea escolhida;
Identifique-se digitando o número do cartão de passageiro frequente, o número de bilhete eletrônico ou o número da reserva;
Selecione o voo para o qual quer fazer check-in;
Escolha o assento gratuitamente, se sua tarifa permitir;
Se tiver bagagem para despachar, vá ao balcão de despacho. Se não tiver, você pode ir diretamente ao portão de embarque e apresentar o cartão impresso ou o código de barras diretamente no celular. Apenas fique atento para não ficar sem bateria.
O processo de como fazer check-in online é simples, mas vale ficar de olho em certos detalhes. Por exemplo:
É necessário levar para o aeroporto o mesmo documento de identidade usado no check-in online;
Após o check-in online, não é mais possível fazer alterações na passagem. Então, se tiver algum erro, você só pode pedir a correção, antes da emissão do comprovante de check-in;
O check-in online não está disponível em certos aeroportos. Por isso, verifique se é possível fazer o processo;
Às vezes não é possível fazer o check-in online. Isso pode acontecer, por exemplo, se a reserva tiver sofrido alguma alteração, se houver codeshare — quando você compra a passagem por uma empresa aérea, mas algum trecho é operado por uma outra, devido a uma parceria entre elas —, ou se você estiver viajando com bebês e crianças;
Mesmo depois do check-in ser feito, você pode cancelá-lo se for necessário. Para invalidá-lo, é preciso ter o código de reserva e informar o sobrenome do passageiro. Após o cancelamento, você pode remarcar a viagem ou solicitar o reembolso da passagem. Veja aqui as regras para o reembolso.



Comentários