O que é voo com escala?
- roberto paixao
- há 6 dias
- 2 min de leitura
Nos voos com escala, a aeronave sempre pousa em pelo menos uma cidade antes de finalmente aterrissar no destino final. Em geral, essa parada é realizada para o desembarque de passageiros que vão ficar no local, bem como para o embarque de outros que também estão seguindo rumo ao ponto final da viagem, mas têm origem diferente.
As pausas podem ser aproveitadas para reabastecer o avião. Durante esse período, quem já está a bordo não precisa e nem pode deixar a aeronave. É necessário apenas aguardar a realização de todos os procedimentos de aterrissagem, embarques e desembarques — o que pode aumentar bastante o tempo de viagem.
Entenda melhor a escala
Para ficar ainda mais claro o que significa uma escala durante um voo, vamos a um exemplo prático. Imagine um passageiro que deseja sair de Belo Horizonte (MG) e voar até Natal, capital do Rio Grande do Norte.
Na hora de comprar a sua passagem, ele escolheu um trecho com escala em Fortaleza (CE). Isso quer dizer que o voo vai partir da capital mineira e seguir primeiro em direção ao Ceará. Chegando lá, a equipe de bordo fará todo o procedimento de aterrissagem e, ao abrir as portas, as pessoas que estão indo a Fortaleza vão desembarcar.
Em seguida, se inicia o embarque de novos passageiros que vão de Fortaleza até Natal, ocupando os assentos (total ou parcialmente) daqueles já deixaram a aeronave.
Enquanto isso, nosso usuário que veio de Belo Horizonte deve permanecer sentado no seu lugar, no mesmo avião, até que todo esse processo seja concluído. Apenas depois disso é que os pilotos vão iniciar uma nova decolagem — aí sim, rumo a Natal, destino final do voo.



Comentários