top of page
Buscar

O que é voo com conexão?

É um tipo de voo em que ocorre também uma parada para embarque e desembarque de passageiros, além de abastecimento da aeronave (se for necessário), antes de chegar ao destino final.

A diferença é que, no caso da conexão, ocorre a troca de avião. Portanto, todos os passageiros — mesmo aqueles que não vão descer no aeroporto onde está sendo feita a parada — devem sair para embarcar em um outro avião que fará o percurso rumo ao destino final.

Nessa situação, os clientes são chamados de “passageiros em trânsito” e devem seguir as orientações dos comissários de bordo e agentes da companhia aérea responsável. São eles que vão indicar o horário e o portão de embarque do próximo voo.

É importante observar que, em uma conexão, ao contrário da escala, o número do voo muda. É como se você estivesse iniciando um novo trecho, da cidade onde foi feita a parada até o seu destino. Além disso, em voos internacionais, pode ser necessário passar pelos departamentos de imigração e alfândega do país em que for feita a parada.

Tempo de conexão

Quando o tempo de conexão é mais curto, o embarque no outro avião deve ser feito imediatamente. É preciso ficar atento a esse prazo, pois a distância até o novo portão pode ser bem grande, dependendo do tamanho do aeroporto.

Porém, nem sempre a conexão ocorre imediatamente. O tempo de espera entre um voo e outro costuma variar bastante e você pode tomar um “chá de cadeira” no aeroporto. Apesar de não ser muito comum, também é possível haver mais de uma conexão em um percurso.

Conexão com mudança de aeroporto

Outra situação que pode ocorrer durante uma viagem de avião com conexão é a troca de terminal aeroviário (por exemplo, você desembarca em Guarulhos e precisa ir até Congonhas para continuar seu trajeto).

É preciso ter muita atenção a esse detalhe na hora de comprar a passagem. Se quiser optar mesmo por esse tipo de voo, verifique se haverá tempo suficiente para fazer tudo: desembarcar, pegar a bagagem, se deslocar de um aeroporto a outro, fazer check-in, despachar as malas e embarcar.

Esses voos costumam ter tarifas mais baratas, mas vale analisar se realmente compensa, devido à extensão da duração da viagem, ao deslocamento entre aeroportos com malas (cujo custo, na maioria das vezes, é do passageiro), entre outros fatores.

Posso deixar o aeroporto durante uma conexão?

Em viagens internacionais, isso vai depender do país onde será feita a conexão e se você tem o visto exigido. O visto de trânsito (ou de conexão), por exemplo, não dá direito a sair do aeroporto. Mas, se o seu visto é de turismo, essa saída é permitida.

Dentro do Brasil, claro, é possível circular livremente fora dos terminais. De qualquer forma, deixar o aeroporto entre em um embarque e outro só vai valer a pena se o tempo de conexão passar de sete horas. Afinal, qualquer imprevisto ou atraso pode fazer você perder o seu voo.

Entendeu a diferença entre escala e conexão? Então, na próxima vez que comprar uma passagem de avião, você vai poder escolher a opção que atende melhor às suas expectativas e necessidades, levando em consideração as diferenças de preço, o percurso e o tempo de viagem.

 
 
 

Comentários


bottom of page