Bagagem
- roberto paixao
- há 6 dias
- 2 min de leitura
Primeiro é importante entender que nas viagens de avião o passageiro pode levar na cabine uma bagagem de mão, além da opção de despachar a bagagem.
O que é bagagem de mão?
A bagagem de mão é aquela que vai com você na cabine do avião e fica acomodada no compartimento acima.
Ela pode ser daquelas de rodinhas pequena ou até mesmo uma mochila, desde que respeitando sempre os tamanhos e limite de peso permitido em cada companhia.
É aqui que você deve transportar seus objetos de valor, sempre se responsabilizando por eles. Em voos saindo do Brasil estão assegurados 10 kg de bagagem de mão sem custo adicional, porém em outros países a regra pode ser diferente.
Atenção especial para as dimensões máximas estabelecidas para a bagagem de mão.
Atualmente as companhias aéreas, por meio da Associação Brasileira de Empresas Aéreas (Abear), fazem um controle da dimensão das malas de mão, obrigando os clientes com medidas fora do padrão a retornar ao check-in e despachar a bagagem. E o custo de comprar a bagagem no aeroporto é sempre mais alto do que a compra antecipada.
O que é bagagem despachada?
A bagagem despachada são as malas maiores, que vão no bagageiro do avião. Elas são entregues no balcão de check-in do aeroporto de embarque e são devolvidas ao passageiro na chegada.
Quando o passageiro despacha a bagagem, ele recebe um comprovante, que deve ser guardado para conferência ou no caso dela extraviar (por algum motivo não chegar ao destino). Ao sair do avião no aeroporto final, o passageiro deve conferir o painel e ir à esteira de seu voo para aguardar a mala.
Quando ela chegar, não custa conferir a etiqueta com o seu nome, pois pode haver outras malas iguais à sua. Adesivos, plásticos ou etiquetas de viagem com seu nome e telefone são boas formas de evitar a troca de bagagens.
Malas com cadeados
O cadeado é um item de segurança muito importante quando se viaja de avião.
Isso porque nada mais é do que uma proteção a mais para os seus itens pessoais. Imagina se alguém tenta abrir sua mala sem autorização?
Em alguns casos há bagagens mais modernas que já contam com cadeados embutidos, que são bem práticos porém podem custar um pouco mais caro.
Na dúvida caso não tenha é só escolher a mala e depois comprar aí na sua cidade um cadeado pequeno, que vai te custar cerca de mais uns R$ 15 em qualquer chaveiro.
Lembrando que o cadeado não é item obrigatório na mala para viajar e você não será cobrado por isso no aeroporto – eu mesma nem sempre tranco as minhas – porém vale a pena se prevenir.



Comentários