Alianças Aéreas
Uma aliança aérea é um acordo do setor de aviação entre duas ou mais companhias aéreas que concordam em cooperar em um nível substancial. As alianças podem fornecer marcas de marketing para facilitar que os viajantes façam conexões de codeshare entre companhias aéreas dentro dos países.
Atualmente, existem apenas três alianças aéreas no mundo inteiro. São elas: SkyTeam, Oneworld e Star Alliance. Ambas as companhias operam de maneira bem parecida, mas as suas companhias parceiras e suas regras podem ser bem diferentes.
A Star Alliance
A Star Alliance, maior aliança global de companhias aéreas, completa 25 anos de vida em 2022. Infelizmente o grupo continua sem representante no Brasil desde o fim da Avianca Brasil. Hoje são 26 empresas afiliadas. Neste post vamos mostrar como funciona a aliança global e os benefícios que oferece aos passageiros.
A Star Alliance
A Star Alliance foi a primeira aliança de companhias aéreas, criada em 1997 com a união de cinco empresas: Air Canada, Lufthansa, Scandinavian Airlines, Thai Airways International e United Airlines. O grupo tem sede em Frankfurt e já teve entre seus integrantes as companhias aéreas brasileiras Varig, TAM e Avianca Brasil.
Em 2019, pelo quarto ano consecutivo, a Star Alliance foi escolhida como a melhor aliança de companhias aéreas pelo Prêmio Skytrax. Entretanto, em 2021 o grupo perdeu o posto para a Oneworld. Em 2020 não houve premiação devido à pandemia.
Atualmente a Star Alliance é formada pelas companhias: Aegean Airlines, Air Canada, Air China, Air India, Air New Zealand, ANA, Asiana Airlines, Austrian, Avianca, Brussels Airlines, Copa Airlines, Croatia Airlines, Egyptair, Ethiopian Airlines, EVA Air, LOT, Lufthansa, Scandinavian Airlines, Shenzhen Airlines, Singapore Airlines, South African Airways, Swiss, TAP, Thai, Turkish Airlines e United.

Oneworld
A Oneworld é a menor aliança global em número de companhias e em passageiros transportados entre todas as três, mas a que conta com a maior empresa aérea do mundo – a American Airlines. O grupo transportou em 2018 cerca de 550 milhões de pessoas entre os mais de 1000 aeroportos servidos pelas companhias integrantes.
Hoje 13 empresas fazem parte da Oneworld: American Airlines, British Airways, Cathay Pacific, Finnair, Iberia, Japan Airlines, Malaysia Airlines, Qantas, Qatar, Royal Air Maroc, Royal Jordanian, S7 Airlines e SriLankan Airlines.

SkyTeam
SkyTeam completou, em junho deste ano, 19 anos de existência. É a mais nova aliança de companhias aéreas, já que a Star Alliance foi fundada em 1997 e OneWorld em 1998.
Em 2018, a SkyTeam atingiu uma marca histórica e se tornou a aliança que mais transporta passageiros no mundo, 730 milhões que voaram nas 19 companhias do grupo. Tem como peça chave a participação da Delta Airlines, a maior empresa da aliança e acionista de muitas companhias do grupo.
Fazem parte da SkyTeam: Aeroflot, Aerolíneas Argentinas, AeroMexico, Air Europa, Air France, Alitalia, China Airlines, China Eastern, CSA Czech Airlines, Delta Airlines, Garuda Indonesia, Kenya Airways, KLM, Korean Airlines, Middle East, Saudi Airlines, Tarom, Vietnam Airlines e XiamenAir.
Destas empresas, a Delta é acionista da: Air France, KLM, AeroMexico, China Eastern e Korean Air. Em setembro, a Delta adquiriu 20% da Latam e elevou os rumores de que a maior companhia da América Latina se juntará em breve a SkyTeam deixando a OneWorld.
Leia mais: O que esperar da aliança estratégica da Delta com a Latam? Confira como ela pode impactar você!
Hoje, a SkyTeam atende mais de 1.150 destinos em cerca de 170 países. São mais de 17 mil decolagens por dia.
